Projeto Tamar – Vitória

Mais dicas de lugares lindos e especiais, como o Projeto TAMAR, em Vitória- ES.

DSC07160

O Projeto TAMAR é um projeto conservacionista brasileiro, pioneiro no gênero e que revolucionou a luta pela preservação de espécies ameaçadas de extinção. Atua na busca pela preservação das tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção.

DSC07161

O nome TAMAR é uma contração das palavras tartaruga e marinha, necessária, no início da década de 1980, para a confecção das pequenas placas de metal utilizadas para a identificação dos espécimes pelo Projeto, para estudos de biometria, monitoramento das rotas migratórias e outros. Desde então, o nome passou a designar o Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas, executado pelo ICMBio, através do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Ao longo do passeio têm modelos das principais espécies de tartaruga marina, como a verde e a cabeçuda.

DSC07163 DSC07165

O Centro de Visitantes de Vitória-ES está localizado na Praça do Papa, onde são realizados os eventos festivos da cidade, na entrada da baía de Vitória, no Bairro Enseada do Suá, onde está a Colônia de Pescadores da Praia da Suá. A paisagem do local foi revitalizada e o visitante conta com roteiro interpretativo sobre a conservação das tartarugas marinhas no Brasil, biologia das espécies, espaços temáticos sobre a Foz do Rio Doce e a Ilha da Trindade, principais locais de desova das tartarugas no estado.

DSC07166

Tanques com tartarugas recolhidas na região estão expostos:

DSC07167

A área externa desse tanque representa como ocorre a desova:DSC07168

Aqui têm crânios de tartarugas marinhas e ovos, de estudo:DSC07173

A tartaruga marinha chega à fase adulta com aproximadamente 30 anos, só então é possível determinar seu sexo, essa aí tem certa de 15 anos:DSC07181

O atendimento pela equipe do Tamar é gratuito para a comunidade de pescadores e rede de ensino público do município de Vitória, com atividades guiadas e palestras. O recurso gerado pela visitação dos turistas e demais redes de ensino é integralmente revertido para as atividades de conservação das tartarugas marinhas. Para visitantes em geral o ingresso custa inteira R$ 5,00 e meia R$ 2,50.DSC07192

Se estiver em Vitória não deixe de ir!

Av. Nossa Senhora dos Navegantes, nº 700
Fone: (27) 3225-3787
E-mail: tamarvitoria@tamar.org.br
De terça-feria a domingo, das 8:30 às 17:00 horas.