Pomodoro para ajudar na concentração…

Olá meninas, tudo bem?

Eu estou bem mas estudando como louca, ou seja, enlouquecendo…

Pesquisando maneiras de facilitar meus estudos, melhorar minha concentração e aprimorar minha memorização (que anda péssima), achei esse método POMODORO, isso mesmo, aquele do molho de tomate… e ele foi até criado a partir de um timer de cozinha em formato de tomate, como da foto…

Confiram como funciona o método..eu ainda não testei pois como estou maníaca, não quero perder nem 5 minutos… mas qualquer dia em que eu estiver cansada e desconcentrada eu juro que vou tentar… enquanto isso compartilho aqui pra que vc possa testá-lo por si mesma e ver se rola, por que não?!

Uma vantagem pra quem não consegue estudar, concentrar no trabalho ou focar em alguma coisa sem pensar no Facebook, é que o próprio método incentiva vc a parar e checar o tal por 5 minutos, não é legal unir o útil ao agradável?

Boa sorte, bons estudos e bom trabalho!!

 

 

 

 

 

 

 

Para tentar usar a técnica basta ter um timer de cozinha (essa é a origem do nome do método), ou qualquer marcador de tempo. A técnica é fundamentada através do aumento da concentração, evitando interrupções (nem sempre a interrupção é o Facebook) e promovendo breaks programados.

5 etapas para implementar o método Pomodoro

1) Definir a tarefa a ser feita
2) Configurar o timer ou relógio para “despertar” em 25 minutos
3) Trabalhar focado na tarefa até o timer tocar e fazer uma marcação X
4) Descansar durante 5 minutos da forma que achar melhor, pode ser levantando ou respondendo algo em uma rede social
5) A cada 4 X, ou 4 pomodoros, descansar por um tempo maior (de 15 a 20 minutos)

Quem não quiser comprar o timer de cozinha em formato de tomate, pode baixar gratuitamente o app para iPhone!

O método Pomodoro é bastante disseminado na comunidade de desenvolvimento de software, especialmente entre os desenvolvedores focados em métodos de programação ágil/programação em par. Mas pode ser aplicado para qualquer área de uma empresa, seja design, planejamento, comercial, administração, redação, financeiro etc. Inclusive, o próprio criador da técnica Pomodoro, Francesco Cirillo, era estudante quando desenvolveu o método – justamente por querer melhorar sua produtividade e performance nos estudos.