Machu Picchu

DSC03786

Finalmente eu posto sobre minha viagem à Machu Picchu!

DSC03879A cidade perdida dos Incas, tem como base o pueblo de Aguas Calientes, uma cidadezinha turística há cerca de 45 minutos andando da entrada de Machu Picchu.


DSC03876
Eu recomendo comprar a entrada de Machu Picchu em Cusco, vai sair mais barato do que tudo, só recomendo comprar antes Wayna Picchu, que é uma parte mais elevada, acima de Machu Picchu e cuja entrada é limitada a 300 pessoas por dia.

DSC03874Não consegui comprar Wayna Picchu, porque é recomendado comprar com pelo menos 30 dias de antecedência. Então resumindo: são duas entradas diferentes: Machu Picchu e Wayna Picchu.


DSC03826
Ninguém sabe dizer como Machu Picchu acabou, o fato é que a cidade tem de fato uma energia diferente.

DSC03829Sinceramente Machu Picchu não é um lugar completamente seguro, pelo contrário, é para quem tem preparo físico e não tem medo de aventuras. São muitas escadas, e como presente você está num lugar mágico com vista maravilhosa. Lá de fato não tem acessibilidade para cadeirantes e já aviso que deve ser muito difícil para quem utiliza muletas.

DSC03834Tem llamas super dóceis para nos recepcionar!

DSC03844Fotos turísticas rsrs. Seguinte: comprei a entrada de Machu Picchu e a tour em Cusco ficou cerca de 240 dólares, com ida e votla com uma vã emocionante – rola a frase: Peru piores estradas, melhores motorista – com um cara que ficava ouvindo uma cumbia insuportável e felizinha rsrsr, hotel em Aguas Calientes, almoço, janta e café da manhã.


DSC03873
Não fiz a trilha inca, que demora em média 4 dias. Fiz o caminho de ir até Hidrelétrica de vã e de lá ir a pé para Aguas Calientes. Dormi em Aguas Caliente e no dia seguinte acordei 4:00 da manhã para subir a Machu Picchu pelas escadas antigas.

DSC03799

Sofri com a soroche, o mal da altura. Tenho um bom preparo físico, mas meu corpo não teve tempo suficiente para se aclimatar em Cusco – dizem ser necessários aos menos 4 dias – na hora de andar em linha reta, ok, era normal, mas bastava ter que subir degraus para eu quase morrer e eu tinha que estar na porta do parque as 06:30 para poder ter visita guiada – se perdesse ok, mas é mais legal ter o guia, né? Acabou que deu tempo.

DSC03795

Recomendo levar coca para mascar e bombinhas de oxigênio, ou ficar mais tempo em Cusco. Claro que tem a opção mais confortável de subir de ônibus à Machu Picchu por 20 dólares, mas duvido que tenho sequer 1/10 da graça que é subir pelas escadas embrenhadas no parque e sentir um pouco do que deve ter sido viver naquele lugar!

DSC03793

O prazer de chegar à Machu Picchu depois do sacríficio de subir mais de mil degraus no seio dos Andes é impagavel!


DSC03790

Vini, vidi, vici!


DSC03778
Mais llamas!


DSC03773
Cheguei assim: suando, morrendo de calor depois de 1:30 de luta para subir as escadas contra a soroche!


DSC03756
O caminho para Aguas Calientes, partindo de Hidreletrica, leva de 40 minutos a 2 horas. Esse eu fiz em 40 minutos mesmo, porque não tinha escadas rsrsr. Também claro é possível ir de trem, mas aí você perde o passeio pela floresta peruana.


DSC03752
Siga a linha do trem! Cada um por si aqui, rsrs!

DSC03764 Cenários lindos para aqueles que desbravam.

 

DSC03760 Quem vai de trem, pode ter conforto mas não vê esses cenários! Não esqueça de levar sua água! eu levei um litro! Outra coisa, deixei meu mochilão de viagem no hostel emCusco – de grátis – e levei uma mochilinha para guentar a trilha, com garrafa de água, uma muda de roupa e cereais: leveza é fundamental!


DSC03748

É importante não esquece farolete e por tênis confortáveis que você está acostumada a usar!

DSC03749

A natureza brinda os aventureiros! Não posso explicar a sensação de estar em Machu Picchu, digo apenas que é única, sobrenatural, plena:

DSC03770